Criando uma Visual Novel: Básico.

Vamos aprender como criar uma VN com o básico: Background(Imagem de Fundo), música, personagem e falas.



Abra o Ren'Py, clique em "+ Create New Project"; Em seguida, coloque o nome do projeto e aperte Enter; Escolha "English" e clique em Continue; Irá abrir um painel pra você escolher como você deseja a interface da sua VN; Ao se decidir, clique novamente em Continue.


Clique no nome do seu projeto, em seguida em "Script.rpy" na aba "Edit File". Irá abrir isso:



Apague tudo.

A primeira coisa que você irá fazer, é definir os personagens usando o comando:
define e = Character('NOME DO PERSONAGEM')
define b = Character('NOME DO PERSONAGEM')

No lugar do "e" e "b" você irá colocar o termo que irá se referir aos personagens APENAS no editor de texto, no jogo, irá aparecer o que você colocou em "NOME DO PERSONAGEM" . Exemplo:

e "Sempre quis ir viajar."
b "Eu também."

Definidos os personagens, está na hora dos backgrounds. Primeiramente, coloque todas as imagens na pasta game do seu projeto. Para achá-la, vá no Launcher do Ren'Py, escolha seu projeto e clique em "game" na aba "Open Directory". Após colocar todas as imagens lá, você usará o comando:

image x = "Nome da imagem.jpg"
image h = "Nome da imagem.jpg"

No lugar do "x" e "h" você irá colocar o termo que irá se referir ao background aqui nos scripts.
E em "Nome da imagem.jpg" o nome da imagem que colocou na pasta game.
obs: Os backgrounds devem ter 800x600 e prefira os formatos jpg, png e bmp.

Depois de você definir todos os personagens e backgrounds, está na hora de começar a história com o comando
label start:
Exemplo:

Após escrever label start: dê enter, e agora preste atenção, isso é muito importante: Os espaços que haverão depois que você aperta enter NÃO devem ser apagado. São exatamente quatro espaços.

Agora iremos colocar alguma música. Primeiro, coloque todos os arquivos de música que irá usar na pasta game, junto com os backgrounds. Então use o comando:
    play music "NOME DA MÚSICA.mp3"
Exemplo:






Feito isso, a música irá tocar exatamente no momento que o jogo começar.(caso queira que ela comece a tocar mais suavemente, use play music "rock.mp3" fadein(3) ou qualquer outro número(segundos))

Precisamos pôr o background agora. Dê os quatro espaços e então escreva scene dê um espaço e coloque qual background você quer que apareça usando o termo que escolheu lá em cima.
Exemplo:













Vamos pôr as falas dos personagens agora. É muito simples:
Dê os quatro espaços, então coloque qual personagem irá falar, usando o termo que você escolheu lá em cima. Em seguida, dê um espaço e coloque entre parênteses a fala do personagem.
Exemplo:



Se quiser trocar de background, apenas use o comando scene de novo.

Exemplo:



 Caso queira usar um efeito sonoro, e não uma música, use o comando play sound "nome do arquivo.mp3"

Parar música:
    stop music
ou
    stop music fadeout(SEGUNDOS)
Após deixar tudo do seu jeito, vá na aba File lá em cima, e então clique em Save.
Ou apenas clique aqui:


Agora você pode testar seu jogo, clicando em Launch Project no Launcher do Ren'Py

O último comando que eu usei ali "scene y with dissolve" esse "with dissolve" é uma transição, para deixar a troca de cenários menos direta. Pode usar "fade" no lugar de "dissolve" também. Logo farei uma lista com todas as transições e também como inserir as imagens dos personagens.



DÚVIDAS OU PEDIDOS, USE OS COMENTÁRIOS





27 comentários:

  1. No meu não está funcionando, fica falando que algo está errado no script...

    ResponderExcluir
  2. Como eu coloco um texto sem o nome de um personagem? Tipo, como se fosse o narrador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas coloque entre aspas com quatro espaços antes

      Excluir
    2. Coloque nada no lugar de NOME DO PERSONAGEM

      Excluir
  3. Parabéns pelas postagens é extremamente útil

    ResponderExcluir
  4. É possível separar a história por capítulos?

    ResponderExcluir
  5. Desenhar da muito trabalho, onde posso encontrar personagens para a minha historia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://renpybrasil.blogspot.com.br/2015/03/recursos-graficos.html

      Excluir
  6. quando eu coloco o plano de fundo fica sobrando espaço, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  7. aonde eu posso encontrar backgrounds?...

    ResponderExcluir
  8. No início, quando eu escolho o nome do meu projeto e preciso selecionar a língua, existe a opção "Portuguese". Eu preciso escolher "English" mesmo assim?

    ResponderExcluir
  9. o meu esta dando erro, alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  10. o meu n esta dando erro falando que não aguenta arquivos .jpg pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pera escrevi errado ;w;

      eu queria dizer que o meu renpy n ta suportando as imagens .jpg

      Excluir
  11. E se no caso a fala for de um narrador e eu n quero que apareça o nome dele na caixa de dialago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas coloquei apas sem o nome do personagem. Exemplo:

      Lion "Olá que dia lindo"
      "Lion disse que o dia está lindo hoje"

      Excluir
  12. Oi, adoro o site, muito obrigada pelas postagens! Mas acho que as medidas 800x600 tão erradas, pq ainda fica muito pequeno. São essas mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estão pequenos é por que escolheu outra resolução pro jogo

      Excluir
  13. outra coisa, é possível colocar a opção da pessoa escrever seu próprio nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no grupo do facebook tem esse tutorial.
      https://www.facebook.com/groups/653902944769908/

      Excluir
  14. Uma dúvida! Por favor me ajudem! Como faço para fazer uma escolha que irá mudar o futuro do jogo? Exemplo: se o jogador escolher a opção "a" no futuro "tal coisa irá acontecer". Estou fazendo meu jogo e não encontro ninguém que fale sobre isso ;-;

    ResponderExcluir
  15. o meu jogo não esta abrindo,alguem sabe pq??

    ResponderExcluir
  16. Tutorial ok. O difícil é instalar. Não instala em nenhum daqueles 3 links do site de vocês.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Como eu coloco uma imagem parada sem a caixa de dialogo ? tipo pra imagem fica limpa sem na na tela e pra avançar o jogador clica na tela normalmente ..

    ResponderExcluir