Criando uma Visual Novel: Básico.

Vamos aprender como criar uma VN com o básico: Background(Imagem de Fundo), música, personagem e falas.



Abra o Ren'Py, clique em "+ Create New Project"; Em seguida, coloque o nome do projeto e aperte Enter; Escolha "English" e clique em Continue; Irá abrir um painel pra você escolher como você deseja a interface da sua VN; Ao se decidir, clique novamente em Continue.


Clique no nome do seu projeto, em seguida em "Script.rpy" na aba "Edit File". Irá abrir isso:



Apague tudo.

A primeira coisa que você irá fazer, é definir os personagens usando o comando:
define e = Character('NOME DO PERSONAGEM')
define b = Character('NOME DO PERSONAGEM')

No lugar do "e" e "b" você irá colocar o termo que irá se referir aos personagens APENAS no editor de texto, no jogo, irá aparecer o que você colocou em "NOME DO PERSONAGEM" . Exemplo:

e "Sempre quis ir viajar."
b "Eu também."

Definidos os personagens, está na hora dos backgrounds. Primeiramente, coloque todas as imagens na pasta game do seu projeto. Para achá-la, vá no Launcher do Ren'Py, escolha seu projeto e clique em "game" na aba "Open Directory". Após colocar todas as imagens lá, você usará o comando:

image x = "Nome da imagem.jpg"
image h = "Nome da imagem.jpg"

No lugar do "x" e "h" você irá colocar o termo que irá se referir ao background aqui nos scripts.
E em "Nome da imagem.jpg" o nome da imagem que colocou na pasta game.
obs: Os backgrounds devem ter 800x600 e prefira os formatos jpg, png e bmp.

Depois de você definir todos os personagens e backgrounds, está na hora de começar a história com o comando
label start:
Exemplo:

Após escrever label start: dê enter, e agora preste atenção, isso é muito importante: Os espaços que haverão depois que você aperta enter NÃO devem ser apagado. São exatamente quatro espaços.

Agora iremos colocar alguma música. Primeiro, coloque todos os arquivos de música que irá usar na pasta game, junto com os backgrounds. Então use o comando:
    play music "NOME DA MÚSICA.mp3"
Exemplo:






Feito isso, a música irá tocar exatamente no momento que o jogo começar.(caso queira que ela comece a tocar mais suavemente, use play music "rock.mp3" fadein(3) ou qualquer outro número(segundos))

Precisamos pôr o background agora. Dê os quatro espaços e então escreva scene dê um espaço e coloque qual background você quer que apareça usando o termo que escolheu lá em cima.
Exemplo:













Vamos pôr as falas dos personagens agora. É muito simples:
Dê os quatro espaços, então coloque qual personagem irá falar, usando o termo que você escolheu lá em cima. Em seguida, dê um espaço e coloque entre parênteses a fala do personagem.
Exemplo:



Se quiser trocar de background, apenas use o comando scene de novo.

Exemplo:



 Caso queira usar um efeito sonoro, e não uma música, use o comando play sound "nome do arquivo.mp3"

Parar música:
    stop music
ou
    stop music fadeout(SEGUNDOS)
Após deixar tudo do seu jeito, vá na aba File lá em cima, e então clique em Save.
Ou apenas clique aqui:


Agora você pode testar seu jogo, clicando em Launch Project no Launcher do Ren'Py

O último comando que eu usei ali "scene y with dissolve" esse "with dissolve" é uma transição, para deixar a troca de cenários menos direta. Pode usar "fade" no lugar de "dissolve" também. Logo farei uma lista com todas as transições e também como inserir as imagens dos personagens.



DÚVIDAS OU PEDIDOS, USE OS COMENTÁRIOS





117 comentários:

  1. Olá, nesta plataforma é possível ter interações, do tipo que uma opção fossa alterar o final da historia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe um sistema de condições e constantes que pode ser alterado livremente.

      Excluir
  2. Gente, ameeeei você ter explicado como funciona!!!! Muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Oooi, estou querendo criar um jogo para minha fanfic, mas quando clico em "Script.rpy", não aparece "Edit File". Aparece:
    Editra
    jEdit
    System Editor
    None.
    Qual deles eu clico?

    Também gostaria de fazer opções de resposta. Tais como:
    Ex:
    Personagem diz: Quer ir comigo
    A: Sim
    B: Não

    Para poder mudar lugares do jogo. Como eu faço?
    Também gostaria de colocar afinidade com os personagens, parecido com o jogo "Amor Doce", de acordo com a resposta que você dá.
    Pode me ajudar? Se puder vou encomodar bastante, me adc no face por favor: Aira Mizuki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolha Editra.

      Olhe para o painel lá em cima, tutoriais >>>
      Tem todos as suas respostas.

      Excluir
    2. Ei , quando o lançar o jogo me avise

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A BackGround Precisa Ter 800x600 ? Nao Pode Ser 640x480

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, é só ir em Options.rpy do seu projeto, procurar por "config.screen_width" e "config.screen_height", então mudar pra 640,480

      Excluir
    2. Obrigado :P Estava pensando Em Criar Uma Visual Novel E Queria Que O Cenário Fosse Maior :P

      Excluir
    3. Apesar De Essa Pergunta Ser Muito Obvia... Gostaria De Perguntar Se Tipo... Vamos Supor que Tenho 5 BackGround 1280x800 Se Eu Pegar 1 BackGround 1276x840 Nao Vai Dar?

      Excluir
    4. Ou você redimensiona ele, ou vai ficar cortado.

      Excluir
  6. Eu tenho uma pergunta:
    Como poem mais do que dois personagens? É que eu estou fazendo um VN da minha fanfic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só use:
      show X feliz at left
      e depois
      show Y triste at right
      ou se quiser colocar mais um:
      show H feliz at center

      Excluir
  7. Eu clico em qualquer uma das interfaces e não abre nenhuma janela, não acontece nada, o que devo fazer? Já desinstalei e reinstalei

    ResponderExcluir
  8. Baixou a versão correta pro seu sistema operacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, primeiro ele não conseguiu reconhecer nenhum arquivo, daí desinstalei e instalei de novo, então começou a dar esse problema

      Excluir
    2. Hum, nem executando como administrador? Só mostrando um print screen pra eu saber.

      Excluir
    3. o programa abre normal, consigo criar um projeto novo, mas qd clico em "Script.rpy" simplesmente não acontece nada nada, não tenho o q printar, mas se quiser me passar algum email, whatsapp, facebook pra tentar te explicar melhor, eu agradeceria muito ^-^'

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Tem como fazer no inicio do jogo escolher entre mulher ou homem. Se sim como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber

      Excluir
    2. Aqui: http://renpybrasil.forumeiro.com/t69-nome-e-sexo-personalizados-do-jogador-avancado

      Excluir
  11. Olá estou com uma pequena dúvida: Quando eu clico em "Script.rpy" Não acontece nada. O que eu faço para melhorar a situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá em Preferences, depois Text Editor selecione None e então qual você quer e espere o download.

      Excluir
    2. Muito obrigada já consegui resolver ^u^ Outra dúvida: Sempre que eu bote um cenário não importa o que eu faça, acaba falando que não foi reconhecido. O que eu faço?

      Excluir
    3. Ou o formato não é aceito, ou está colocando o nome errado.

      Excluir
  12. olá, sempre quis fazer um game e agradeço pelo blog de vcs é incrivel xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado xD Pra mais tutoriais e dicas, visite o fórum!

      Excluir
  13. Olá amigo, Gostaria de saber como achar os desenhos dos personagens por que não manjo muito em desenhar -^-^-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://renpybrasil.blogspot.com.br/2015/03/recursos-graficos.html

      Excluir
  14. galera alguem me ajuda por favor, quando aperto para ver como esta o jogo aparece essa menssagem e quando não so aparece as coisas erradas na programação. ajudam por favor .

    I'm sorry, but an uncaught exception occurred.

    After initialization, but before game start.
    Exception: DirectSoundCreate: No audio device found

    -- Full Traceback ------------------------------------------------------------

    Full traceback:
    File "C:\Users\Convidado\Desktop\renpy-6.99.7-sdk\renpy\bootstrap.py", line 281, in bootstrap
    renpy.main.main()
    File "C:\Users\Convidado\Desktop\renpy-6.99.7-sdk\renpy\main.py", line 450, in main
    renpy.display.core.Interface()
    File "C:\Users\Convidado\Desktop\renpy-6.99.7-sdk\renpy\display\core.py", line 1438, in _init_
    renpy.audio.audio.init()
    File "C:\Users\Convidado\Desktop\renpy-6.99.7-sdk\renpy\audio\audio.py", line 626, in init
    pss.init(renpy.config.sound_sample_rate, 2, bufsize, False)
    File "pysdlsound/sound.pyx", line 165, in pysdlsound.sound.init (gen\pysdlsound.sound.c:3234)
    check_error()
    File "pysdlsound/sound.pyx", line 60, in pysdlsound.sound.check_error (gen\pysdlsound.sound.c:880)
    raise Exception(e)
    Exception: DirectSoundCreate: No audio device found

    Windows-7-6.1.7601-SP1
    Ren'Py 6.99.7.858
    Testando 0.0

    ResponderExcluir
  15. estou pedindo ajuda em muitos sites então caso você saiba resolver o problema envie para igor.cotta99@gmail.com Por favor.

    ResponderExcluir
  16. como fazer para a pessoa que ira jogar escolher o seu proprio nome?

    ResponderExcluir
  17. uma duvida, toda vez que coloca as imagens aparece "A imagem não foi encontrada" Sendo que eu coloquei ela na pasta game sendo 800x600

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está digitando o nome errado no código então. Revise, os dois, na pasta e no código precisam estar iguais.

      Excluir
    2. Está digitando o nome errado no código então. Revise, os dois, na pasta e no código precisam estar iguais.

      Excluir
    3. Muito obg Lucas, mas qual comado uso para o jogador escolher seu próprio nome?

      Excluir
  18. Lá na seção de tutoriais do fórum tem um tópico explicando com detalhes como o jogador escolher o próprio nome e sexo.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Vei, eu fiz tudo direitinho mas não vai de jeito nenhum aparece isso aqui falando que tem algum erro.
    'm sorry, but an uncaught exception occurred.

    While loading <'Image' 'CorredordoColegio.png'>:
    File "game/script.rpy", line 33, in script
    scene f
    IOError: Couldn't find file 'CorredordoColegio.png'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagem não encontrada. Nome dela não é o mesmo na pasta e no script

      Excluir
  21. bom eu quero saber como fazer para escolher duas fals,por exemplo:

    -correr para a esquerda ou para direita

    ResponderExcluir
  22. alguem quer parça eu dessenho e vc faz as historia (n sei fazer sombras mas do um jeito) contato somente pelo facebook Yotsura Sora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda uma mensagem por email rafael.rjms3@gmail.com, pois preciso um pouco de ajuda

      Excluir
  23. Olá, eu estou criando um light novel já desenhei alguns personagens, mais está muito difícil sozinha, então vim aqui pra perguntar se alguém gostaria de participar da criação desse light novel comigo.

    ResponderExcluir
  24. alguem pode me ajuda . eu coloco tudo certinho mais na hora que eu escolho a opçao fala a fala da opçao , e depois fala a fala da opçao de baixo =/ alguem pode ma ajudar ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que as falas terminarem, use o comando return com quatro espaços em branco antes, como na primeira imagem.

      Excluir
  25. Oi, tudo bem? Eu to criando minha Visual Novel, e eu to com problemas no áudio;
    Tipo, eu coloco um som de telefone no começo do jogo, ele tem 1seg de duração, e para quando a personagem atende. Segue trecho do script:

    play music "phonering.wav"
    luiza "mano quem ta me ligando essa hora"
    stop music
    ana "LUIZAAA MIOOZZZOOO"

    Ok, aí depois eu dou a opção da personagem ir para ou banheiro ou outro lugar. Na label do banheiro, eu coloco o som de uma banheira enchendo(tem mais de 1 minuto de duração) para tocar. Segue trecho do script:

    play music "banheira.wav"
    luiza "Hmm, cheirinho de pétalas perfumadas, adoroooO!"

    Só que tem um problema, o Ren'py não reproduz esse áudio, mas o outro sim. Eu já tentei testar trocando o som do telefone pelo da banheira no início do jogo e dá o mesmo problema! Parece que áudio curto toca e longo não toca! O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, pelo visto o problema é com o arquivo de áudio, e não o fato de ser curto e longo. Talvez esteja corrompido ou o Ren'Py não reconheça os codecs. Recomendo que baixe de novo, ou, se ainda assim não funcionar, converter para mp3 ou procurar outro e testar.

      Excluir
    2. É, acho que o problema era o arquivo de áudio, vou usar só MP3 agora, mesmo assim obrigado!

      Excluir
  26. Quando eu salvo e vo abri o jogo pra ver como ficou aparece uma tela azul escrito: File ''game/script.rpy'', line 20: is not terminated with a newline. (Check strings and parenthesis.) ai aparece oque eu escrevi ;-;
    Que que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, tem algum erro no seu código. Revise ele na linha 20.

      Excluir
  27. como coloca todas as imagens na pasta game do seu projeto. Para achá-la, vá no Launcher do Ren'Py, escolha seu projeto e clique em "game" na aba "Open Directory"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai em biblioteca procura a pasta DOWLOADS e procura uma pasta com o nome do jogo que vc colocou e lá vai ter a pasta games e vc coloca as imagens lá

      Excluir
  28. Alguém me ajuda por favor, eu não consigo por as imagens ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter sido alguma coisa que faltou qnd vc digitou os códigos

      Excluir
    2. Eu vi muitos tutoriais, e tudo mais é ainda não deu muito certo..

      Excluir
    3. Siga exatamente como está no tutorial, se ainda não der, ou está digitando errado ou o problema é com as imagens. Verifique se colocou no lugar certo, não esqueceu nada.

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tamanho tem que ser 800x600,se for usar menores, altere no screen.rpy. Veja no outro tutorial.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  30. oi,tem como mudar a qualidade do texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://renpybrasil.blogspot.com.br/2015/03/personalizacao.html

      Excluir
  31. Olá,quando eu clico em script.rpy aparece isso "file:///C:/Users/Cliente/Downloads/Ongaku%20gakko/game/script.rpy"

    ResponderExcluir
  32. Eu fiz tudo certinho mas quando clico para testar o jogo fala q n tem nada feito

    ResponderExcluir
  33. hellow! Aqui é a Thancceliour :v , bom, eu fiz tudo certinho no editra (eu acho), but, quando eu vou iniciar o jogo, clicando em "Novo jogo" obviamente, POW, aparece um monte de numeros, urls e esses bag que transformam minha cabeça no mesmo que vira quando tento fazer uma conta de matematica. E nao inicia o jogo, abre uma janela azul e aparece para Regarregar, sair, e mais umas opções. Gostaria de saber, que tipo de coisa pode causar esse erro '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria que me mostrar o erro pra eu saber o que é. Mas evidentemente você escreveu algo errado no código.

      Excluir
    2. eu já ajeitei :v
      Eu tinha colocado na pasta Game dentro do Laucher, e nao clicado no"game" do open directory

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Como eu coloco um narrador ou um personagem q so vai ter uma fala a historia toda?Tipo uma voz d aeromoça ou algo do tipo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Aeromoça" "Olá! Eu sou a aeromoça!"

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá criando uma visual? Se quiser eu ajudo, entendo um pouco de programação e sei desenhar. Se tiver algum contato deixa ai.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Cara, o que tem pra não entender? Coloca o termo que quiser, pode ser E, B, Astralopithecus, você que decide.

      Excluir
  37. oi eu queria fazer um jogo em grupo so que nao sei mexer no renpy nem desenhar

    ResponderExcluir
  38. amei mano você mim ajudou muito por isto thank you, arigatou,gracias,muito obrigada

    ResponderExcluir
  39. Oi! Gostei muito do seu tutorial!
    Mas eu tenho uma perguntinha.
    Como faço para que a frase na VN não apareça toda de uma vez? Tipo, a frase vá aparecendo letra por letra... Tem algum comando pra isso? OBG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://renpybrasil.blogspot.com/2015/03/personalizacao.html

      Excluir
  40. como faço para vizualizar a visual? tipo eu quero ver como ficou e eu n sei como fazer

    ResponderExcluir
  41. Oi olha eu tenho uma duvida,a editra ela faz a mesma coisa que o jedit eu use esse e legal mais ele e melhor que o Jedit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei o Jedite não a editra eu não sou boa explicando eu fico meia confusa.

      Excluir
    2. Sim, tanto faz, ambos fazem a mesma coisa.

      Excluir
  42. Eu usei o comando scene pra trocar o background mas sempre da erro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definiu como eu fiz ali? Sem me mostrar não tem como saber onde errou.

      Excluir
    2. escrevi do mesmo modo que pedia
      label start:
      scene i with zoomin
      k "Ah, Olá. Seja Bem Vinda ao conto: The Winter."
      k "Eu sou Lola, e serei sua guia nesta jornada."
      k "Divirta-se, e até mais."

      scene q
      show t at left
      t "Chloe, acorde querida, irá se atrasar."

      Excluir
    3. aparece esta mensagem:
      File"game/script.rpy", line 43: Line is indented, but the preceding say statement statement does not expect a block. Please check this line's indentation.
      -scene q

      Excluir
    4. Veja se tem quatro espaços antes de tudo que for depois de label start: inclusive as falas.

      Excluir
  43. como eu faço pra tipo deixar o jogador escolher o nome do seu personagem Ex
    entao escolha seu nome:
    meu nome é:
    _____________

    ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá no fórum, na parte de tutoriais, lá tem.

      Excluir
  44. e como eu faço pra colocar musica no menu principal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://renpybrasil.blogspot.com.br/2015/03/imagemaps-personalizando-menu-principal.html

      Olhe a parte final.

      Excluir
  45. eu estou incomodando bastante sei disso mas eu nao consigo fazer a parte do personagem pq eu baixei os meus personagens pelo site
    https://steamcommunity.com/linkfilter/?url=http://tokudaya.net/index.html
    dai eu instalei e tal, mas eu nao sei como eu salvo coloco nas imagens pra depois colocar na pasta game
    (e eu já sei como colocar na pasta game)
    pff me ajuda
    vc já me ajudou tanto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas siga as instruções daqui.
      http://renpybrasil.blogspot.com.br/2014/05/adicionando-imagem-dos-personagens.html?m=1

      Excluir
    2. nao é esse o caso, o caso é que eu nao consigo colocar esses personagens em "imagens" pra depois disso colocar na pasta game como se fossem backgrouds.
      estou correta?
      tente baixar algum personagem de lá e colocalo na versao jpg
      eu não estou consiguindo

      Excluir
    3. Apenas vá onde extraiu o arquivo, abra o character.exe, depois faça as alterações no personagem se quiser e aperte F6. Salve na pasta Game e depois defina como fiz no tutorial.

      Excluir
  46. SIM!! eu já tinha consiguido antes mas obrigada mesmo assim, te importunei muiro eu sei mas voce me ajudou bastante o seu blogg facilitou minha vida ao extremo!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar! :D Importunou não. Qualquer dúvida estou aqui.

      Excluir
  47. ei...só mais uma coisa
    eu já to terminando a minha demo mas eu tenho uma pergunta
    tipo, eu posso colocar 4 personagens na mesma hora juntos, e como eu faço isso
    é assim
    show Luiza with dissolve
    show maria with dissolve
    show andre with dissolve
    show karina with dissilve
    x "Nossas quantos amigos eu tenho!"
    Exemplo tá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só colocar cada um numa posição. with dissolve at center, at right, at left

      Excluir
  48. e tipo nas escolhas por ex:
    menu:
    "me apresentar"
    jump
    na parte do jump eu não sei o que colocar por que ela não vai andar, sair nem nada dai eu nao sei o que colocar me da um exemplo pfff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra isso é só colocar quatro espaços antes de menu, e depois oito espaços antes das opções. Não precisa escrever jump. Nesse caso vai seguir pro que tiver sido escrito depois do menu e das opções. Mas também pode colocar jump pra uma nova label onde só tem falas. Não tem problema. Não precisa trocar o fundo nem nada. Os personagens continuam ali.

      Excluir
  49. nao sei o que estou fazendo errado na hora das escolhas
    menu:
    i "oi meu nome é [p_n] prazer"
    jump seapresentar
    i "Ah...bem..."
    jump paralizar
    lebel seapresentar
    (dai tem a apresentacao e tal)

    label paralizar
    (Dai tem a historia e tal)
    o que tem de errado aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique os espaços. Quatro antes de Menu, oito antes das opções e 12 antes do jump.
      Ali está escrito "lebel" também, mas é label.

      Excluir
  50. Oi, eu queria saber o que posso fazer, porque, quando eu clico em Script.rpy, não abre. Eu já fiz de tudo, até tentar criar mais três jogos pra ver se ia, mas não abre nada quando eu clico lá...

    ResponderExcluir
  51. Eu coloquei o script abaixo e não vai, o problema é no áudio, eu coloco e quando eu entro não vai! por favor me ajude!
    label start:
    play music "Despert.mp3"
    scene B
    y "Oque ?"
    y "Já é hora de acordar ?"
    y "Já to indo..."
    stop music
    scene R with dissolve
    y "Que quarto bagunçado..."
    y "Bem já estou indo."

    ResponderExcluir