Adicionando imagem dos personagens + Transições

Okay, aqui aprenderemos a definir as imagens dos personagens e a usar transições.

Basicamente, adicionar gráficos ao seu personagem não é diferente de colocar backgrounds, apenas jogue as imagens na pasta game e use o comando image:




Sublinhado em vermelho, é o termo para se referir àquela imagem quando for colocá-la no script. Use o comando show:
Exemplo:


Sublinhado em azul, está a transição usada, com ela, o personagem aparece mais suavemente.
OBS: Nunca esqueça os espaços vazios antes de cada comando.

Caso queira retirar o personagem, use o comando: hide "termo" with "transição"
Exemplo:
    hide maria feliz with dissolve

Aqui uma lista com a maioria das transições, que podem ser usadas tanto para backgrounds quanto para personagens:

fade, dissolve, pixellate, moveinright, moveinleft, moveintop, moveinbottom, moveoutright, moveoutleft, moveouttop, moveoutbottom, zoomin, zoomout, zoominout, vpunch, hpunch, blinds, squares, wipeleft(right, up, down), slideleft(right, up, down), slideawayleft(right, up, down) e irisin(out)

Teste até achar aquela que se encaixe melhor pra você.

                               DÚVIDAS OU PEDIDOS, USE OS COMENTÁRIOS

45 comentários:

  1. Acontece esse erro aqui I'm sorry, but errors were detected in your script. Please correct the
    errors listed below, and try again.


    File "game/script.rpy", line 15: expected 'simple_expression' not found.
    scene lucifer with
    ^

    Ren'Py Version: Ren'Py 6.99.1.329

    consegui usar o hide with dissolve porém o fundo e a imagem do personagem não ficam ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. scene é para imagem do fundo.
      show é para o personagem.
      o certo seria:
      show lucifer with dissolve

      Excluir
  2. o meu dá isso http://prntscr.com/77z9af como eu arrumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O programa não achou a imagem Quarto.jpg, verifique se o nome está igual na pasta e no script.

      Excluir
  3. quando eu coloquei o codigo ficou assim:
    I'm sorry, but an uncaught exception occurred.

    While loading <'Image' u'Sem T\xedtulo-1.png'>:
    File "game/script.rpy", line 17, in script
    show eli with dissolve
    error: Out of memory

    oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta renomear a imagem, se não funcionar, salva ela em outro formato.

      Excluir
    2. Eu fiz o que vc falou,mesmo assim continua dando esse erro

      I'm sorry, but errors were detected in your script. Please correct the
      errors listed below, and try again.


      File "game/script.rpy", line 24: Line is indented, but the preceding image statement statement does not expect a block. Please check this line's indentation.
      scene b
      ^

      File "game/script.rpy", line 26: Line is indented, but the preceding say statement statement does not expect a block. Please check this line's indentation.
      scene i
      ^

      Ren'Py Version: Ren'Py 6.99.10.1227

      o que devo fazer????

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. oi alguém poderia me responder onde eu consigo imagens ou algum programa para criar vlw pelos posts são ótimos ^^

    ResponderExcluir
  6. Sempre que ou tentar ver como ficou só aparece isso:

    Parsing the script failed.
    File "game/script.rpy,line18: expected 'simple_expression' not found.
    show Maid with

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu não sei muitas coisas sobre o programa Ren'py, mas se eu não estiver errada, para dizer qual imagem de personagem você precisa, coloque mais ou menos assim, no lugar onde escreve suas imagens:

      image simple_expression "simple_expression.jpg"

      Não sei se lhe ajudou, ou se já resolveu o problema, ou sequer entendeu o que eu falei, mas eu espero que faça alguma diferença.
      Xauzinho

      Excluir
  7. como coloca a imagem principal no menu do jogo?

    ResponderExcluir
  8. como faço para a pessoa que estiver jogando meu jogo colocar o nome dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas Ost eu não achei no fórum poderia passar o link?

      Excluir
    2. http://renpybrasil.forumeiro.com/t69-nome-e-sexo-personalizados-do-jogador-avancado

      Excluir
  9. Não consegui pois só da esse erro e não consigo arrumar


    I'm sorry, but errors were detected in your script. Please correct the
    errors listed below, and try again.


    File "game/script.rpy", line 28: Line is indented, but the preceding scene statement statement does not expect a block. Please check this line's indentation.
    show sprite0001 with dissolve
    ^

    Ren'Py Version: Ren'Py 6.99.10.1227

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade de espaços antes de show deve ser exatamente quatro, verifique isso.

      Excluir
  10. qual o tamanho da imagem do personagemtem tem que ter

    ResponderExcluir
  11. Ola Estou Com Problema Em Fazer Meu personagem aparecer,eu coloco tudo certinho e entra de boa mas quando dar start a tela fica cinza e la em cima ta o comado show Zen feliz white...Oque faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagem não encontrada. O nome da imagem e dela escrito no script não deve estar igual

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. o que eu faço para poder escolher o nome do meu personagem durante o jogo???? deixar o nome para o jogador escolher???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta no forum
      Link:
      http://renpybrasil.forumeiro.com/t69-nome-e-sexo-personalizados-do-jogador-avancado

      Excluir
  14. Como eu faço pra parte branca do desenho do Yuikiri (meu personagem) nao tampar o Backgroud?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode ter parte branca, e sim só o personagem com fundo transparente. Use o formato PNG ou BMP.

      Excluir
  15. no meu so aparece isso line is indented, but the preceding say statement does not expect a block.Please check this line`s indentation e eu nem escrevi nada na linha que esta mostrando, oq eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É alguma coisa com a linha anterior. Verifique os espaços e pontos.

      Excluir
  16. Meu personagem nao aparece, fala que nao foi encontrada a imagem do personagem!! Verifiquei e nao tem nada diferente!!

    ResponderExcluir
  17. Olá eu só quero fazer um pedido, será que poderia explicar como colocar uma galeria de imagens?

    ResponderExcluir
  18. Eu gostaria de saber o tamnho da imagem usada no background

    ResponderExcluir
  19. oi tudo bem?
    no meu a imagem do personagem não aparece, só aparece uma tela cinza com o nome do personagem na parte de cima da tela. oque eu faço?
    ja tentei de tudo e não consigo concertar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique o nome da imagem na pasta e no script, precisam estar iguais, com o formato no final

      Excluir
  20. Já tentei varias formas de adicionar uma background mas sempre da erro.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  21. Eu coloco o backgroud e os personagens mas as imagens ficam pequenas e relação a tela ;--;
    Qual o tamanha recomendado para a imagem de backgroud e dos personagens?

    ResponderExcluir
  22. eu queria uma sugestão sobre, qual programa eu posso usar parar criar imagens tanto de personagens como de fundo ? por favor, me ajude adificuldade nao e programar e sim produzir imagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para imagens de fundo pode usar o Sketchup, procure tutoriais, elas ficam muito boas aplicando algum efeito depois.
      Já personagens é mais complicado. Recomendo ir no grupo e procurar alguém que se interesse no projeto e desenhe. Outra alternativa são os geradores de personagens e os personagens gratuitos, que tem ali na página de recursos

      Excluir
  23. como faço pra poder posicionar o personagem na esquerda por ex, ou ele só fica centralizado?

    ResponderExcluir
  24. Sabe eu consigo colocar o personagem normalmente sem erro algum mais por algum motivo ele fica muito grande e no canto superior da tela como eu consigo arrumar isso?

    ResponderExcluir